A Associação FratiSol inserida na economia social, pretende ser uma resposta capaz de ir ao encontro das necessidades e exigências das Pessoas na terceira idade, ou com qualquer grau de dependência ou incapacidade, temporária ou permanente, portadoras de doença, convalescentes, portadoras de deficiência, da crianças, normal ou com deficiência, dos casais, ou duas ou mais pessoas a viver na mesma casa, promovendo no domicílio e nas suas próprias instalações, as condições para proporcionar uma maior e melhor qualidade de vida.

A Missão da Associação FratiSol é contribuir para a melhoria de qualidade de vida, reduzindo situações de isolamento, prevenindo situações de dependência e promovendo a autonomia e dignidade da pessoa assistida, permitindo-lhe permanecer no seu habitat o maior tempo possível.

Apoiar as pessoas independentes mas frágeis, oferecendo soluções abrangentes, que permitam a manutenção dos padrões de qualidade de vida, a compensação das consequências naturais do envelhecimento, a proteção física e psicológica, a valorização de um lugar próprio na sociedade, e que cumprem as necessidades, no âmbito da vida do quotidiano, de normalidade, de independência, de liberdade de decisão sobre a via, de cuidados, de especificidade em termos de estatuto e respeito.

A conceção, o planeamento e a intervenção da Associação FratiSol orienta-se para a criação de espaços de vida e de trocas estruturantes dos laços sociais e da preservação da identidade dos que neles vivem.

Se bem refletirmos, o valor que atribuímos à nossa casa está associado a estes três elementos: nela vivemos a nossa história, nela partilhamos a história das cidades ou dos lugares e significa também um espaço de memórias que nos situam no tempo e nos permitem projetar o futuro.

A habitação é, assim um fator de individualização, está referenciado à Pessoa, fazendo parte da sua identidade.

Sendo este processo tecido ao longo da existência de cada um, contextualizado no quadro concreto das condições sociais, materiais e culturais que o condicionam, sabemos hoje qual a importância que nele representa o “habitat”, sendo o termo “habitat” o mais pertinente pois considera as três dimensões: meio ambiente, habitação e as condições físicas da habitação.

Este pode constituir um fator de inserção social e de preservação da autonomia e da identidade, se permitir o reforço dos laços sociais, da autoestima e da projeção do futuro da Pessoa.

Missão

A Associação FratiSol nasceu para Servir a Pessoa, que são os nossos Sócios Fraternitas, apresentando modalidades de apoio que lhe agradem e à sua escolha, contribuindo para o seu Bem-estar, e o da sua Família.

O conforto e a felicidade da família é um bem precioso que queremos manter, sempre que possível em casa, no aconchego do lar.

Oferecer uma completa gama de apoios domiciliário aos Sócios Fraternitas, para proporcionar uma maior qualidade de vida, sem ter que abandonar as suas casas.

Aumentar o bem-estar e tranquilidade das Pessoas

►  na terceira idade

►  doentes

►  portadores de deficiência

►  com qualquer grau de dependência ou incapacidade, temporária ou permanente

►  crianças

Lema

Apoiar os nossos Sócios Fraternitas nas suas necessidades, ver como está e como pode estar melhor.

Proporcionar uma qualidade de vida elevada.

Apoio no domicílio

O apoio no domicílio é uma resposta inovadora à evolução das necessidades de cuidados no domicílio e consiste no apoio com cuidados personalizados de conforto, saúde e assistência aos Sócios Fraternitas, no intuito de lhes proporcionar, em sua casa, o acesso a todo o conforto e bem – estar que merecem, e que se adequa para responder às necessidades individuais de cada família.

Estes cuidados podem ter um carácter mais regular ou ser apenas pontuais; envolve o apoio com cuidados personalizados, e outros apoios complementares.

Preparamos planos de apoios personalizados que permitem que cada Associado Fraternita tenha total satisfação e bem – estar.

Os Apoios

Alimentação

Fornecimento de refeições no seu domicilio, 365 dias por ano. A refeição pode ser entregue no seu domicílio, devidamente acondicionada, ou confecionada no seu domicílio.

Refeições

A saúde e a comodidade dos Sócios Fraternitas passa por uma alimentação variada e saudável, com a ementa adequada, à escolha do Sócios Fraternitas.

Higiene e conforto

Tratamos da sua higiene pessoal, em função das suas necessidades, desde cuidados de estética até ao banho e higiene pessoal.

Fazemos a cama diariamente

Tratamos da louça das refeições

Lavandaria

Tratamos do seu vestuário, procedendo à sua lavagem e engomagem, no domicilio ou no exterior.

No tratamento da roupa dos Sócios Fraternitas, o apoio é em todos os passos deste trabalho, desde lavar, secar a engomar.

Este apoio tem como objetivo libertar as famílias deste encargo com seus parentes.

Limpeza e Manutenção da habitação

O apoio que necessita em tarefas domésticas

O apoio na limpeza diária da casa e manutenção do seu espaço devidamente arrumado e limpo

O espaço habitacional em que o idoso/doente/criança está envolvido é fundamental para sua manutenção ou recuperação.

A limpeza e a manutenção da habitação, necessária aos cuidados, colaboram para que a habitação do idoso/doente/criança esteja limpa de modo a proporcionar o bem-estar deste.

Limpeza doméstica do seu lar, desde a limpeza do pó, até à lavagem e desinfeção das casas de banho.

Fazemos-lhe a cama, tratamos-lhe da loiça das refeições.

Substituímos as lâmpadas, reparamos as torneiras a pingar.

Encarregamo-nos da reparação dos seus eletrodomésticos.

Aconselhamento económico e gestão de contas

Fazemos o seu IRS, efetuamos os pagamentos das suas contas devidamente documentadas, organizadas e arquivadas.

Cuidados de imagem e bem-estar

Cabeleireiro
O apoio de cabeleireiro está também disponível, pois assim podemos proporcionar, aos Sócios Fraternitas, um cuidado especial com a sua imagem.

Companhia e Acompanhamento

O Associado Fraternita pode estar acompanhado no seu domicílio, pelo tempo que desejar, durante o dia e/ou durante a noite.

Pode ter acompanhamento nas suas tarefas diárias.

Acompanhamento ao exterior

Sempre que o Associado Fraternita tiver de se deslocar ao exterior, pode ser acompanhado por alguém que o acompanhará permanentemente e o trará de volta a casa.

Cuidados de saúde

A Associação FratiSol disponibiliza uma vasta gama de apoios, tendo sempre como objetivo garantir a saúde e bem-estar dos Sócios Fraternitas, seguindo-os, passo a passo, de forma a poder estar sempre a par do quadro clínico de cada Associado Fraternita.

Assistência médica

Assistência médica periódica ou pontual, sempre que necessário, 24 horas por dia.

A Associação FratiSol colabora com médicos das diferentes

especialidades no acompanhamento dos nossos Sócios Fraternitas, e mantemos acordos preferenciais para os Sócios Fraternitas.

Acompanhamento ao seu médico.

Levantamento de receitas médicas na sua farmácia.

Enfermagem

O Associado Fraternita pode ser visitado por um profissional de enfermagem para acompanhamento dos seus cuidados médicos de saúde e das suas necessidades de enfermagem

Todos os cuidados de enfermagem serão prestados aos Sócios Fraternitas, em todos os casos necessários, sem que estes precisem de

se deslocar para fora do seu domicílio: medição de tensão arterial, colesterol, diabetes, administração de medicamentos, vacinação, tratamento de feridas, etc.

Os cuidados são programados, permitindo o seguimento do Associado Fraternita e execução de tratamentos.

Fisioterapia

A Associação FratiSol presta apoio de fisioterapia, com o fim de desenvolver, manter e restaurar o movimento e a capacidade funcional, incluindo o apoio em circunstâncias em que o movimento e a função estão ameaçadas pelo processo de envelhecimento, por lesão ou doença: alterações articulares e ósseas, disfunção neural, diminuição da força muscular, alterações cardiovasculares, alterações respiratória, etc.

O apoio de fisioterapia está também disponível para todas as situações em, que por doença ou pela idade, os Sócios Fraternitas precisem de exercícios específicos que os ajudem nos seus movimentos e autonomia.

Naturalogia

As terapias alternativas são hoje um complemento às terapias ocidentais, como a naturalogia.

Nutricionismo

Ementas elaboradas por nutricionista

Facilitamos o seu dia-a-dia e o da sua família através da preparação de refeições apropriadas, organizando a sua lista de compras e a sua despensa, caso necessite

Cuidados a doentes doenças crónicas

A Associação FratiSol presta apoio às pessoas doentes portadoras de doenças crónicas.

Cuidados a doentes acamados

A Associação FratiSol presta apoio adaptado aos Sócios Fraternitas acamados; trata da higiene pessoal e de todo o apoio necessário aos Associado Fraternita, com mobilidade reduzida ou acamados.

Auxiliar de ação médica

Assistência na higiene diária, cuidados de higiene, banhos, higiene pessoal, monotorização e administração da alimentação.

Cuidados Auxiliares

Cuidados de higiene, elaboração de ementas personalizadas, administração de refeições, monotorização e administração criteriosa de fármacos, vigilância como forma de prevenção de patologias, análises clínicas no domicílio.

Análises Clínicas: a Associação FratiSol mantém acordo com Laboratório Médico, fazendo serviço de Patologia Clínica e recolhas no domicílio.

Fornecimento de Oxigénio no domicilio.

Cuidados de higiene

A Associação FratiSol presta apoio aos Sócios Fraternitas nas tarefas diárias, cuidando da sua higiene e conforto, desde o corte de cabelo, de barba, passando pelo cuidado de pés e mãos, sem esquecer a higiene oral

Cuidados pós alta hospitalar/ Convalescença

A Associação FratiSol apoia e acompanha os Sócios Fraternitas com doença temporária, durante o período de convalescença de uma doença.

Outros cuidados específicos

Apoios técnicos especializados nas mais diversas áreas.

Terapias de reabilitação e reeducação, terapia da fala, terapia ocupacional.

Podologia

Consultas de psicologia

Apoio Noturno
A Associação FratiSol realiza turnos a combinar com o Sócio Fraternita, destinados a Sócios Fraternitas com necessidade de apoio durante a noite, por razões de saúde, ou meramente de carência de uma presença durante esse período.

Apoio em Período de Férias, Natal e Páscoa

A Associação FratiSol está disponível para apoiar os Sócios Fraternitas apenas para um apoio temporário, em período de férias, nas épocas de Natal e Páscoa, nas quais podem usufruir das modalidades dos Apoios da Associação FratiSol.

Apoio a Casais
A Associação FratiSol tem como missão proporcionar a melhor qualidade de vida possível a Pessoas na terceira idade, dependentes e às suas famílias, sem que seja necessário o abandono do lar.

Os nossos apoios são adaptados às necessidades de cada Associado Fraternita.

Assim, disponibilizamos também um apoio específico para casais, ou a duas ou mais pessoas na mesma casa.

Apoio no Hospital
A Associação FratiSol presta apoio em situações de recuperação de intervenções cirúrgicas, doença prolongada, acompanhamento em situações em que é difícil a presença frequente de familiares ou amigos.

Realiza um apoio de acompanhamento diurno e acompanhamento noturno, seja em sua casa ou em hospitais.

Apoio a Dependentes
Este apoio é vocacionado para apoiar pessoas na terceira idade, doentes e crianças portadoras de deficiência.

São apoios para apoiar pessoas portadoras de algum nível de limitação na realização das diferentes atividades de vida diária.

Pode ser uma situação temporária, como a recuperação de um acidente ou de uma intervenção cirúrgica, ou mais permanente, como as originadas na sequência de AVC’s ou doenças incapacitantes, situações de deficiência de nascença ou adquirida ao longo da vida.

Preparação de habitações

A Associação FratiSol efetua avaliação de alterações necessárias a uma habitação face às diferentes necessidades dos seus ocupantes, com uma ou mais sugestões de modificações e eventual execução das mesmas.

Esclarecemos dúvidas e aconselhamos nas decisões para organização do espaço habitacional, de forma a que este seja mais funcional e se previnam acidentes domésticos

Acompanhamento no exterior
Quando tiver que se deslocar ao exterior, a consultas médicas, análises, cabeleireiro/barbeiro, repartições públicas, pode ter alguém que o acompanha e o traz de volta a sua casa.

Esta deslocação pode ser feita na sua viatura, na viatura do acompanhante, a pé ou nos transportes públicos.

Transporte e acompanhamento para saídas
A Associação FratiSol organiza saídas acompanhadas ao exterior para que os Sócios Fraternitas possam continuar a conviver com a cidade que os envolve em momentos de passeio, culturais ou de lazer.

Casa de repouso / RAT

RAT – Residência de Acolhimento Temporário para os Sócios Fraternitas que necessitam de supervisão e assistência continuada, em períodos curtos, fins de semana, férias familiares.

Tele – Assistência Domiciliária

Prevenção, Segurança, Tranquilidade, 24 horas Sempre Consigo.

Vigilância como forma de prevenção de patologias.

A Associação FratiSol está em contacto com o Sócio Fraternita.

Para os Sócios Fraternitas que não necessitam de uma visita diária, cuja família pretende ficar descansada, sabendo que os ajudantes familiares da Associação FratiSol contactam o Sócio Fraternita e verificam o seu estado e as suas necessidades.

Com este apoio é possível ter um atendimento imediato que responda a qualquer emergência no domicílio.

A ligação entre a Associação FratiSol e o Sócio Fraternita pode ser feita a qualquer altura do dia e da noite, garantindo sempre prontidão na resposta às suas necessidades.

Apoio material

Fornecimento de Artigos e Equipamentos específicos.

A Associação FratiSol procura dar resposta às diferentes necessidades, morais e materiais, e desafios que se colocam aos Sócios Fraternitas, em diferentes fases da sua vida, desde produtos de higiene e conforto, fraldas, cueca-fralda e pensos de uso comum e de grande capacidade para utilização noturna, resguardos, andarilhos, cadeiras de rodas e ajudas técnicas diversas, até às camas articuladas e equipamentos de TeleAssistência, fixos e móveis.

Catálogo: Solicite-o em geral@santaface.pt

Baby-sitting

A chegada de um novo membro da família é hoje uma experiência que exige uma re-organização familiar.

Ao nível individual é necessário também uma preparação psico-emocional.

A Associação FratiSol garante, também, o apoio na gravidez, pois sabemos que existem situações muito delicadas onde se devem tomar as devidas precauções e proporcionar o apoio necessário para a uma gravidez saudável.

No período pós-natal a Associação FratiSol pode providenciar assistência, enquanto a família se ajusta à chegada de um novo membro. Para que possa assumir os compromissos profissionais e sociais sem abdicar do mais importante: A Sua Família!

A Associação FratiSol disponibiliza o apoio de baby-sitting, o apoio a grávidas, podemos acompanhar os filhos dos Sócios Fraternitas em qualquer momento, seja durante o dia ou durante a noite.

Com a Associação FratiSol, os filhos dos Sócios Fraternitas ficam sempre ao cuidado de pessoas responsáveis enquanto se encontra ausente.

O apoio da Associação FratiSol de cuidado de crianças é feito com dedicação e responsabilidade, disponibilizando apoio nas áreas da higiene pessoal, alimentação da criança, passeios, deslocações casa/escola/casa e companhia de dia ou de noite no seu domicílio, e outros apoios necessários a combinar.

Consultadoria em políticas sociais

Quantas vezes não usufruímos de determinados direitos e benefícios apenas por desconhecimento?
A Associação FratiSol também se preocupa com o devido esclarecimento relativamente a reformas, complementos, subsídios e apoios. Além de tratar de toda a documentação necessária, articula sempre que possível com os diversos organismos de proteção social e sistemas de saúde a fim dos Sócios Fraternitas poderem vir a beneficiar do que possam ter direito.

Atividades

A conceção, o planeamento e a intervenção do Clube de Atividades Santa Face da Associação FratiSol orienta-se para a criação de espaços de vida e de trocas estruturantes dos laços sociais e da preservação da identidade dos que neles vivem.

Proporciona atividades ao seu gosto e à sua escolha, que resultem num estilo de vida agradável, sempre com o intuito de dar alma e vida a um grupo humano, contribuindo assim, para a sua qualidade de vida.O Clube de Atividades Santa Face proporciona aos Sócios Fraternitas atividades adaptadas à prevenção dos riscos associados ao avanço em idade, isolamento, solidão, perda de autonomia.

A Associação FratiSol pode ajudar os Sócios Fraternitas do Clube de Atividades Santa Face a manter-se ativo mental e corporalmente, através de passatempos, cartas, atividades de tempos livres, passeios, visitas, grupo de oração.

A Associação FratiSol pode, igualmente, acompanhar os Sócios Fraternitas na realização das suas atividades favoritas.

A prevenção de doença cognitiva e a manutenção dessas capacidades passa pela sua exercitação, através de programas de animação sociocultural, estimulação e reabilitação cognitivas. Estes apoios estão à disposição dos Sócios Fraternitas do Clube de Atividades Santa Face.

Atividades sociais

Estas atividades têm como meta proporcionar uma diversão criativa, desenvolvendo a consciência sensorial e promovendo a comunicação entre o grupo. Têm como objetivo geral melhorar a qualidade de vida dos Sócios Fraternitas, e como objetivo mais específico desenvolver ou recuperar aptidões, criando uma sensação de utilidade, valor e pertença.

Organização e realização de festas temáticas

Aniversários, eventos marcantes.

Passeios
A Associação FratiSol proporciona aos Sócios Fraternitas passeios ao seu gosto, contribuindo assim para a sua qualidade de vida.
Organização e realização de passeios por Portugal e outros lugares.
Os passeios a combinar.

Visitas
A Associação FratiSol proporciona aos Sócios Fraternitas a realização de visitas ao seu gosto, pelo Porto, pela sua Terra Natal, etc.
As visitas a combinar.

Grupo de Oração
Os Andarilhos de S. tª Teresinha do Menino Jesus, santa padroeira das pessoas na terceira idade, e

Os Caminheiros de S. Francisco de Assis, louvando por todas as Criaturas.

Outros cuidados necessários a combinar

Basta que nos telefone e agende uma visita; depois do primeiro encontro, ficaremos a conhecer melhor as necessidades do Associado Fraternita e poderemos dar o apoio mais adequado ao seu caso.

Contacte-nos para obter mais informações e obter um plano personalizado adequado às suas necessidades.